lunes, enero 02, 2006

2005-ANO DE ANIVERSÁRIO DE 400 ANOS DA OBRA DON QUIXOTE DE LA MANCHA

CURIOSIDADES SOBRE A OBRA DE MIGUEL DE CERVANTES
Em 2005 foi comemorado em toda a Espanha o aniversário de 400 anos de existência da obra de Miguel de Cervantes. No dia 16 de janeiro de 1605, foi publicado pela primeira vez a novela " El ingenioso hidalgo Dom Quixote de la Mancha". Os primeiros leitores nao compravam o livro acabado, mas apenas folhas. Para uma leitura mas cômoda, tinham que encarderná-las. O êxito nas vendas foi imediato e foi considerado um autêntico "best seller" na época. É o livro de língua espanhola com maior número de publicaçoes (50), e, também, o mais traduzido para outras línguas, com um total de 1.500 ediçoes em mais de 50 idiomas.
O livro conta a história de uma cavaleiro - Don Quixote - em um tempo em que os cavaleiros já nao existiam, vestindo uma armadura e provocando grandes surpresas por onde passava. O personagem criado por Miguel de Cervantes, é um guerreiro encarnado por um cavaleiro medieval. O mais virtuoso entre mil homens, escolhido para defender as causas mais nobres: servir ao rei, defender a igreja, proteger o território e socorrer os mais necessitados.
Após o batismo do cavaleiro em uma majestuosa cerimônia religiosa, começa uma nova vida como um viajante em busca de aventuras.
A obra de Miguel de Cervantes é importante para a literatura mundial porque marca o nascimento das novelas modernas. Cervantes cria a mescla de ficçao com realidade, dois grandes recursos narrativos utilizados até os dias atuais. Também projeta em seu texto grandes aspiraçoes e paixoes da vida humana: o amor, a liberdade, a solidariedade, o respeito e a conduta correta.
Os principais temas do livro sao a literatura e a existência, através do diálogo entre os personagens como método de conhecimento. Além de Quixote, existem outros personagens interessantes, como Sancho Pança, seu fiel escudeiro e Marcela, que defende os direitos das mulheres.
ALCALÁ DE HENARES - A CIDADE DE MIGUEL DE CERVANTES
Em dezembro fui conhecer a cidade onde Miguel de Cervantes nasceu. Alcalá de Henares. A cidade é considerada patrimônio histórico da humanidade. É uma cidade encantadora. Possui muitas construçoes seculares com ruas estreitas e igrejas antigas. Também visitei a casa onde Cervantes nasceu que foi transformada em museo.
Miguel de Cervantes nasceu no dia 29 de setembro de 1547 na cidade de Santa Maria la Mayor (Alcalá de Henares). Em 1605 publica a primeira parte de sua obra mais conhecida. Em 1616 foi publicada a segunda parte. No dia 22 de abril de 1616, falece na rua De León, em Madrid e é enterrado no convento de las Trinitarias, uma semana depois da morte de William Shakespeare. O autor escreveu várias outras novelas e, também, peças de teatro e poesias. Vários pintores famosos retrataram a história de Don Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, entre eles Goya, Picasso e Dalí, cujos quadros estao expostos no Museo do Prado e no Museo Rainha Sofía em Madrid.