viernes, junio 02, 2006

DOUTORADO EM DIREITO NA ESPANHA

Meus caros leitores. Tenho uma notícia importante sobre o curso de Doutorado na Espanha, para quem está pensando em vir para cá. Houve muita mudança nos programas de pós-graduaçao na maioria dos paises membros da Uniao Europeia. Por isso, antes de vir para qualquer país da Europa é preciso conhecer os programas da Universidade que vai estudar. Em 1999 todos os países da Uniao Europeia se reuniram e, ao final, firmaram um carta denominada Carta de Bolonha, onde ficou decidido que todos os paises teriam um prazo até 2010 para adaptarem os programas de póa-graduaçao. Na Espanha, a maioria das Universidades já fizeram a mudança e agora, para fazer o doutorado na Espanha, terá antes que fazer um curso de Master Oficial, por dois anos, sendo o primeiro ano de docencia (aulas presenciais) e o segundo ano de tutoria (escrever a tesina, sob a orientaçao de um professor tutor do projeto). Somente depois de sua aprovaçao na banca da tesina é que poderá começar as investigaçoes para a Tese, por um período de no máximo três anos. O ano acadêmico na Espanha é de outubro a junho. Isto significa que fazer doutorado na Espanha está mais difícil. Antes, nao precisava de um Mestrado para ascender ao doutorado. Agora, é obrigatório fazer o Master. Assim, muita atençao, quando for se matricular num curso de Pós-graduaçao na Europa. Outra dica. Aconselho fazer o doutorado, que é um investimento a longo prazo, somente se você tiver vocaçao para a carreira acadêmica ou para ser investigador. Agora, quem quer fazer um curso mas voltado para a carreira profissional, ou seja, trabalhar em ONG´S de direitos humanos e empresas públicas, aconselho cursar um Master Proprio.

7 Comments:

At sábado, agosto 11, 2007 5:48:00 a. m., Anonymous Anónimo said...

Olá Alberto, tudo bem? Meu nome é eu estava na internet pesquisando sobre valores de apartamentos para alugar na Espanha, pois estou tirando minha dupla nacionalidade e assim que sair toda a documentação estou planejando morar em Madri. Voce poderia me ajudar? De repente conheça algum apartamento que esteja disponível para aluguél...Me retorne...michele9_1@hotmail.com
Obrigada.

 
At jueves, octubre 23, 2008 7:05:00 p. m., Anonymous Anónimo said...

Hola anonimo, vc pode dar uma olha no site www.loquo.com!! eu estou morando em valencia e foi assim q achei um lugar para morar, divido um ape so com uma brasileira.. sem problemas!!
Agora enquanto as informacoes deste post me surgiu uma duvida, eu to querendo estudar aqui, sou formada e queria fazer uma master, mas como sei qual master sera reconhecido como mestrado no Brasil?
Obrigada

 
At sábado, noviembre 14, 2009 5:47:00 a. m., Anonymous Anónimo said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

 
At jueves, septiembre 27, 2012 1:16:00 a. m., Anonymous Anónimo said...

Olá Alberto. Meu nome e Ana Paula. Tenho interesse em cursar doutorado em Burgos/Ep. Já tenho mestrado em Direito no Brasil e quero ingressar no doutorado em Direito na Universidade de Burgos ou em outra instituição de ensino que tenha doutorado em Direito. Gostaria de saber, sendo mestre aqui pela universidade no Brasil, posso fazer Doutorado aí na Espanha, sem ter que passar pelo Master? Obrigada

 
At jueves, marzo 13, 2014 1:46:00 p. m., Anonymous Renata Candemil said...

Prezado Alberto,
primeiramente muito obrigada por compartilhar as informações no seu blog. Estou buscando um Master Oficial em Direito Ambiental na Espanha, todavia, diferente do que consta no seu blog, os Masters que tenho pesquisado tem a duração de apenas 1 ano. Assim, me preocupo saber se estes cursos não teriam a validade do Master exigido como requisito para o Doutorado, como também para a validação do título de Mestrado no Brasil. Você saberia me ajudar? Agradeço mais uma vez.

Att.,
Renata

 
At sábado, marzo 15, 2014 7:00:00 p. m., Anonymous LUCIANO PORTO said...

CONSEGUIU REVALIDAR JÁ O SEU DIPLOMA DE MESTRADO, DR??? EU TB FIZ MEU MESTRADO NA CARLOS III, ENTRE 2006-2008. MIHA ORIENTADORA FOI DRA. MARIA DEL CARMEN BARRANCO AVILÉS. DEPOIS DE MUITA LUTA, CONSEGUI A REVALIDAÇÃO. MAS, DESISTI DO DOUTORADO, PORQUE ACHO QUE SERIA QUASE IMPOSSÍVEL REVALIDÁ-LO. QUAL A RAZÃO? TODA A PAPELADA QUE APRESENTARIA (EMENTAS, HISTORICO, ETC, ETC) SERIA A MESMA DO MESTRADO, EXCETO PELA TESE. O QUE ACHAS? MANDE-ME E-MAIL: LRPORTO.ADV@GMAIL.COM

 
At viernes, julio 10, 2015 4:00:00 p. m., Blogger Unknown said...

Tenho mestrado no Brasil posso fazer o doutorado na Espanha.

 

Publicar un comentario

<< Home